Telefones:
(11) 2016-0526 Fixo Escritório
(11) 94018-9140-Nextel WhatsApp
(11) 96394-0092 Vivo




Reinserção Social para Dependentes Químicos e Alcoolistas.

Projeto Terapêutico



Nosso projeto terapêutico tem como premissa filosófica o homem como ser biopsicossocial, fruto da própria historia de vida e com possibilidade de fazer escolhas e de modificar sua própria realidade, a despeito dos determinismos externos a ele. Sendo assim objetivamos intervir, reabilitar e reinserir socialmente o dependente químico utilizando os 13 princípios de um tratamento efetivo do NIDA (National Institute on Drugs Abuse). 

 

Nosso projeto terapêutico tem como premissa filosófica o homem como ser biopsicossocial, fruto da própria historia de vida e com possibilidade de fazer escolhas e de modificar sua própria realidade, a despeito dos determinismos externos a ele. Sendo assim objetivamos intervir, reabilitar e reinserir socialmente o dependente químico utilizando os 13 princípios de um tratamento efetivo do NIDA (National Institute on Drugs Abuse)

13 PRINCÍPIOS

1. Não existe um tratamento único que seja apropriado para todos os indivíduos.
2. O tratamento deve estar sempre disponível.
3. O tratamento efetivo deve contemplar as várias necessidades da pessoa, não somente ao uso de drogas; deve englobar questões médicas, psicológicas, sociais, vocacionais e até problemas legais.
4. O Plano de tratamento deve ser continuamente avaliado e, se for o caso, modificado para assegurar que se mantenha atualizado com as mudanças nas necessidades da pessoa,dependendo dos problemas e das necessidades do paciente.
5. É importante que o paciente permaneça durante um período adequado de tempo no tratamento, menos de 90 dias é ineficaz / limitado para pacientes ambulatoriais.
6. O aconselhamento (individual e/ou em grupo) e outros tipos de psicoterapias comportamentais são componentes indispensáveis do tratamento efetivo para a dependência.
7. Uso de medicamentos pode ser um elemento importante do tratamento, especialmente quando se combinam com os diferentes tipos de terapia.
8. Tratamento das comorbidades concomitantemente ao da Dependência Química.
9. A desintoxicação medica é apenas a primeira etapa do tto., não é o tratamento.
10. O tratamento eficaz não precisa ser necessariamente voluntário.
11. Monitoramento da abstinência.
12. Os programas de tratamento devem incluir exames para DST/HIV/AIDS e outras doenças infecto contagiadas.
13. A recuperação da dependência de drogas pode ser um processo a longo prazo e freqüentemente requer varias tentativas de tratamento.


Veja mais Informativos:
  » Fundamentos Terapêuticos / Metodologia:   
  » Projeto Terapêutico