Bem vindo ao site da Clínica de Tratamento da dependência química e a reintegração social do dependente químico, com a proposta inovadora e focada na reintegração social, nossos resultados são surpreendentes. Moradia assistida, internação voluntária ou involuntária, tratamentos clínicos e de resultados para o dependente e o co-dependente. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre nossa linha de tratamento. 

Nossos tramatentos

Moradia Assistida

Trata-se de uma alternativa de atendimento, uma opção de ambiente terapêutico. Utilizado em vários países há mais de meio século, o método visa à reintegração social, propiciando um ambiente estável e protegido para dependentes químicos (álcool e drogas) em recuperação. Ela vem de encontro à necessidade de uma continuidade de assistência pós-desintoxicação, ou seja, a reinserção social, dando prosseguimento à reconstrução das crenças, personalidade e vida do dependente químico.

Com a garantia de um teto, monitoria e suporte terapêutico, (psiquiatras, psicólogos e monitores) o paciente pode se dedicar com mais tranqüilidade à procura de um emprego, volta aos estudos e familiares.

O convívio dentro do programa estimula e promove a interação com outros moradores, também dependentes, o gerenciamento do tempo e do dinheiro, a aquisição de novas responsabilidades e o estabelecimento de prioridades e objetivos realistas. Portanto, funciona como reintegradora na rede social, como estrutura de suporte, após o processo de desintoxicação que dura no máximo três meses e que necessita ser feito na maioria das vezes dentro de um ambiente isolado ou fechado (comunidade terapêutica).

As moradias aparecem como uma alternativa a necessidade de tratamentos em ambientes menos confinantes, como o manicomial ou prisional. Uma atmosfera mais humana de compromisso e de seriedade num sistema de maior liberdade e de maior independência.

Ao contrário de outros modelos de “reinserção social”, cujos métodos aniquilam a auto-estima e autogerenciamento da vida, esse tipo de tratamento faz toda a diferença para um futuro com responsabilidade e sobriedade.

Resultados positivos do tratamento oferecido pela moradia

1 – Menores taxas de admissões em serviços de institucionalização.

2 – Menor dependência a serviços de assistência publica.

3 – Menor envolvimento com o sistema criminal de justiça ou prisões.

4 – Estabelecimento de vínculo empregatício.

5 – Tendência a menor número de admissões em hospitais psiquiátricos.

6 – Menores custos médicos e legais para o serviço público.

Internação

Tratamento Voluntário

Adequado para as pessoas que reconhecem ter problemas com alcoól e outras drogas e aceitam se tratar por sua própria vontade, sendo voluntário ao tratamento.

Remoção 24 Horas

Esse serviço é terceirizado com profissionais altamente treinados, buscando o paciente em qualquer lugar do País.

Resgate involuntário respeita e segue os moldes da Lei Federal n.10.216 de 06/04/2001, já que neste caso o paciente não reconhece ou discorda da intervenção e possível tratamento.

 Empresas de Remoção Especializada  em Dependência Química.

Tratamento Ambulatorial

Adequado para as pessoas que não pode se ausentar dos estudos, trabalho ou algum outro compromisso por um periodo longo, ou até mesmo para as pessoas que querem tentar um tratamento sem internação, montamos um projeto terâpeutico voltado para as suas necessidades onde o assistido comparece em nosso ambulatório nos horários pré - estabelecidos pela equipe para as sessões psicoterâpeuticas, podendo ser indicado caso o assistido necessite outros profissionais do seguimento.

Pós 
Indicado para as pessoas que sairam de suas internações e querem dar continuidade, na manutenção de sua abstinencia participando do pós tratamento onde são realizadas as sessões psicoterâpeuticas em nosso ambulatório.

 

 Ambulátorial

 

- Orintações e Encaminhamento para Dependentes e Familiares

- Grupos de Prevenção a Recaída e Treinamento de Habilidades

- Psicoterapia e Aconselhamento em Dependência química

- Pós Tratamento ( manutenção da abstinência )

- Tratamento ambulátorial ( sem internação )

- Palestras Sobre Dependência Química / Alcoólismo / Psicopatologias

Nossas instalações

Depoimentos

J.E.S, 62 anos Bragança Paulista/S.P.

Passei por 15 internações e não tinha mais fé ou esperança que um dia fosse deixar de beber, Já havia perdido tudo família, emprego, dignidade, agora só me faltava perder a vida, foi ai que encontrei a Reluz, graças a Deus, tive uma nova oportunidade onde encontrei paz e vontade de recomeçar, já se passaram 8 anos desde que tomei meu ultimo gole, agora tenho uma nova família, mas também recuperei o contato com meus filhos e estou procurando repara os danos causados as eles e tantas outras pessoas que prejudiquei. Agradeço ao meu poder superior da forma que eu compreendo por dar uma nova chance. Estou caminhado em buscar de viver um dia de cada vez, sei que preciso de ajuda para continuar esta longa caminhada, para não me perder no caminho, conto com meus iguais sempre SPH.

Continuar lendo
J.E.S, 62 anos Bragança Paulista/S.P.




Passei por 15 internações e não tinha mais fé ou esperança que um dia fosse deixar de beber, Já havia perdido tudo família, emprego, dignidade, agora só me faltava perder a vida, foi ai que encontrei a Reluz, graças a Deus, tive uma nova oportunidade onde encontrei paz e vontade de recomeçar, já se passaram 8 anos desde que tomei meu ultimo gole, agora tenho uma nova família, mas também recuperei o contato com meus filhos e estou procurando repara os danos causados as eles e tantas outras pessoas que prejudiquei. Agradeço ao meu poder superior da forma que eu compreendo por dar uma nova chance. Estou caminhado em buscar de viver um dia de cada vez, sei que preciso de ajuda para continuar esta longa caminhada, para não me perder no caminho, conto com meus iguais sempre SPH.


Continuar lendo
C.G.S 37 anos – Itatiba/SP.

Quando cheguei a Reluz, já não tinha esperança, havia passado por tantas internações que pensava que era mais uma para contar, minha família também não acreditava mais. Porém aconteceu um milagre que quero compartilhar com vcs, No terceiro dia que me encontrava na Clinica fui tomado por luz e uma sensação de liberdade que nunca havia sentido, então passei o tempo de tratamento de quatro meses de forma diferente que passei pelos outros lugares que conheci, quando chegou o final de meu tratamento não queria ir embora , tinha medo que aquela paz que encontrei fosse embora, então fui confortado e orientado a procurar um grupo mais próximos de minha casa para dar continuidade a minha recuperação. Então encontrei forças e hoje já se passaram cinco anos e algumas 24 horas que não faço uso de nenhuma substancia que altere meu humor, tenho uma esposa e um filho que vai fazer três anos, Sou grato ao Deus, porque eu estava morto e agora eu estou vivo, eu não tinha nada e agora tenho vida.

Continuar lendo

Informativos

Projeto Terapêutico

Nosso projeto terapêutico tem como premissa filosófica o homem como ser biopsicossocial, fruto da própria historia de vida e com possibilidade de fazer escolhas e de modificar sua própria realidade, a despeito dos determinismos externos a ele. Sendo assim objetivamos intervir, reabilitar e reinserir socialmente o dependente químico utilizando os 13 princípios de um tratamento efetivo do NIDA (National Institute on Drugs Abuse). 

 

Nosso projeto terapêutico tem como premissa filosófica o homem como ser biopsicossocial, fruto da própria historia de vida e com possibilidade de fazer escolhas e de modificar sua própria realidade, a despeito dos determinismos externos a ele. Sendo assim objetivamos intervir, reabilitar e reinserir socialmente o dependente químico utilizando os 13 princípios de um tratamento efetivo do NIDA (National Institute on Drugs Abuse)

13 PRINCÍPIOS

1. Não existe um tratamento único que seja apropriado para todos os indivíduos.
2. O tratamento deve estar sempre disponível.
3. O tratamento efetivo deve contemplar as várias necessidades da pessoa, não somente ao uso de drogas; deve englobar questões médicas, psicológicas, sociais, vocacionais e até problemas legais.
4. O Plano de tratamento deve ser continuamente avaliado e, se for o caso, modificado para assegurar que se mantenha atualizado com as mudanças nas necessidades da pessoa,dependendo dos problemas e das necessidades do paciente.
5. É importante que o paciente permaneça durante um período adequado de tempo no tratamento, menos de 90 dias é ineficaz / limitado para pacientes ambulatoriais.
6. O aconselhamento (individual e/ou em grupo) e outros tipos de psicoterapias comportamentais são componentes indispensáveis do tratamento efetivo para a dependência.
7. Uso de medicamentos pode ser um elemento importante do tratamento, especialmente quando se combinam com os diferentes tipos de terapia.
8. Tratamento das comorbidades concomitantemente ao da Dependência Química.
9. A desintoxicação medica é apenas a primeira etapa do tto., não é o tratamento.
10. O tratamento eficaz não precisa ser necessariamente voluntário.
11. Monitoramento da abstinência.
12. Os programas de tratamento devem incluir exames para DST/HIV/AIDS e outras doenças infecto contagiadas.
13. A recuperação da dependência de drogas pode ser um processo a longo prazo e freqüentemente requer varias tentativas de tratamento.

Fundamentos Terapêuticos / Metodologia:

Conheça alguns tópicos da metodologia aplicada pela Clinica Reluz conhecidas como as mais eficaz no tratamento da dependência química.

Triagem / acolhimento                                                                                                                         

Coscientização da doença
Grupos Psicoterapêuticos 
Programa de 12 passos A.A. / N.A. e Modelo Minessota                                                               

Aconselhamento em dependência química

Terapia Racional Emotiva  T.R.E
Terapia Cognitiva Comportamental T.C.C
Entrevista Motivacional  E.M 
Programa de prevenção a recaída P.P.R
Treinamento de Habilidades Sócias T.H.S

Principais Pontos do Tratamento

> Desintoxicação > Tratamento voluntario e involuntário > Moradia Assistida / Reinserção Social > Plano de Tratamento Flexivel > Individualização da abordagem > Psicoterapia individual e em grupo > Tratamento integrado da comorbidade > Tratamento de curto, médio e longo prazo > Avaliação Psiquitrica / Psicológica / > Tratamento Familiar / Orientações.